Não procrastine seu sonho: 5 passos para colocar uma ideia em prática
Sabemos que não importa o quão boa uma ideia pareça ser, ela nunca deixará de ser uma ideia se não as colocarmos em prática. Sabemos também, que na hora da famosa “mão na massa” há uma série de dúvidas e temores que tendem a nos paralisar, pois, sair da zona de conforto é um momento de insegurança. Pensando nisso, segue algumas dicas que podem lhe ajudar a dar aquele pontapé inicial:
1. FAÇA UMA PESQUISA DE MERCADO
Uma dica é começar testando seu produto ou serviço com amigos, familiares e conhecidos. Explique sobre seu negócio, deixando claro qual dor ele irá solucionar, qual será o diferencial, quais os benefícios e porque as pessoas vão escolher seu produto ou serviço e não o da concorrência.
2. ENTENDA SEU POTENCIAL CLIENTE
Você precisa definir sua persona, é hora de pesquisar hábitos de consumo, assim você conseguirá identificar pessoas que deram um pequeno passo em direção ao que você está ofertando, assim traçar um perfil de um possível cliente. Esse passo trará mais vantagem competitiva para seu negócio.
3. CRIE UMA ESTRATÉGIA DE BRANDING
Ter uma identidade bem definida é o que vai deixar sua marca mais atrativa. Uma estratégia de branding costuma criar vínculos emocionais e construir uma marca mais forte. O sucesso ou fracasso de uma empresa muitas vezes está relacionado ao branding.
4. ANALISE SEU CONCORRENTE
Observando as forças e fraquezas de seu concorrente você pode identificar riscos e oportunidades capazes de potencializar seus resultados. Pesquise e escolha o melhor método de coleta e análise de dados.
5. MONTE SEU PLANO DE NEGÓCIOS
Após ter acesso a todas as informações listadas acima, crie um plano de negócios respondendo as seguintes perguntas: quanto precisa investir; qual será seu fluxo de caixa; qual será seu tempo de retorno; qual será seu break even. É fundamental ter um Plano de Negócios bem estruturado, pois, caso for procurar possíveis investidores, eles vão querer analisar esse plano.
E se eu puder te dar uma dica extra, ela é “acredite na sua ideia e seja persistente”. Ninguém conhece melhor as vantagens da sua oferta do que você, então, entenda que você é o primeiro embaixador da sua marca e deve saber vede-la da melhor maneira para as pessoas.
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